Programa comemorativo destaca os 50 anos do 25 de Abril

-
17 Abr '24

Durante o mês de abril, o concelho do Seixal celebra a Revolução dos Cravos de uma forma especial, o cinquentenário do 25 de Abril, com um programa comemorativo dedicado a todos os públicos.

São muitas as iniciativas integradas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril que estão a decorrer por todo o concelho e que vão das artes visuais, aos workshops, arte urbana, colóquios e debates, dança, eventos desportivos, momentos de leitura, música, teatro e muitas outras.

Um dos momentos altos do programa das comemorações é a noite de 24 para 25, com início às 21.30 horas, no Parque da Quinta dos Franceses, com um concerto comemorativo em que Criatura, António Zambujo e Sara Correia atuam na primeira parte. À meia-noite, o aguardado fogo de artificio será ao som do DJ Stereossauro. Na segunda parte do espetáculo não vai querer «assobiar para o lado» porque Carlão, um dos maiores nomes da música urbana da atualidade, apresenta um concerto poderoso. A fechar, a jovem cantora Nenny, também compositora e rapper portuguesa, é um caso de sucesso musical tanto a nível nacional como internacional, para uma artista com uma carreira tão curta.

O programa de comemorações inclui ainda várias iniciativas que acontecem no dia 25 de abril, com momentos de grande simbolismo e significado no período da manhã, com a Saudação ao Poder Local Democrático, a homenagem ao 25 de Abril e a colocação de Bandeira da Liberdade de Homenagem ao 25 de Abril.

Quanto a novos equipamentos, vão ser inauguradas a sede da AAGA – Associação de Apoio à Comunidade dos Países com Língua Oficial Portuguesa, na Torre da Marinha, e a Oficina do Bairro – Centro Lúdico da Quinta da Cucena. Da parte da tarde, o município do Seixal junta-se aos milhares de pessoas que integram o desfile comemorativo do 25 de Abril, que percorre a Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Pelas 21 horas, celebra-se o Dia Mundial da Dança, com o espetáculo comemorativo sob o mote «Dançar em Liberdade», que se realiza no Parque da Quinta dos Franceses, com diversas classes de dança, em representação do movimento associativo do concelho, que vão mostrar ao público diferentes estilos de dança, como o hip-hop, a dança contemporânea, o ballet, urban dance, entre outros.

Na sexta-feira, dia 26 de abril, às 21.15 horas, acontece o espetáculo de dança 15-25, por Renew Dance Academy, e, às 22.30 horas, o concerto da Escola de Rock do Seixal. Os Alcoolémia sobem ao palco no sábado, dia 27, às 22 horas, com a tour’24 «Até Onde...», que celebra os 32 anos de carreira.

Em 2024, as comemorações têm como lema «Abril, a Liberdade Que Nos Une», com um programa comemorativo que reúne várias iniciativas, que decorrem no concelho do Seixal e se prolongam até dezembro de 2026, ano em que se assinalam os 50 anos da Constituição da República Portuguesa. Faça parte das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos e viva nesta terra de Abril, «A Liberdade Que Nos Une»!

Consulte o programa completo das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.

Partilhar

Está aqui