Áreas de Intervenção

Cidadãos Idosos

O concelho do Seixal tem uma população idosa de cerca de 20 mil pessoas. A sua presença e dinamismo são constantes e refletem-se nas instituições e nas atividades em que participam. Nesta área de intervenção, as associações de reformados e pensionistas do concelho têm um papel muito importante, contribuindo ativamente nos projetos de parceria. Juntos, a Câmara Municipal do Seixal e os seus parceiros intervêm em áreas tão díspares como a cultura, saúde e apoio a pessoas em situação de dependência física, mental e/ou social.

Anualmente, o Seixal comemora o Mês das Pessoas Idosas com um conjunto de atividades que envolvem toda a população. A 10 de junho, a importância e participação destes munícipes ganha destaque nas comemorações do Dia Municipal do Idoso.

Cidadãos com Deficiência

O trabalho para cidadãos com deficiência diz respeito a todos. É um desafio de hoje e do futuro para a efetiva concretização da igualdade de direitos dos cidadãos. O desafio municipal é o de alterar políticas e planos, promover a criação de equipamentos para pessoas portadoras de deficiência ou com grau elevado de dependência, a acessibilidade a todos os espaços públicos, através da eliminação de barreiras arquitetónicas, e promover medidas de apoio e acompanhamento domiciliário e de mobilidade.

A autarquia promove a inclusão de crianças e jovens portadores de deficiência, garantindo o acesso ao ensino regular e/ou formação profissional, através da disponibilização de uma viatura municipal adaptada. O transporte adaptado Seixal Bem Me Quer é um serviço que pretende prestar apoio no transporte a crianças e jovens com necessidades especiais a frequentar o ensino regular e cursos de formação profissional. Este projeto presta apoio nas deslocações dos munícipes que apresentem mobilidade reduzida ao cinema, teatro e outros locais de cultura.

O objetivo é combater a exclusão social, promovendo um conjunto de atividades e ações para melhorar a qualidade de vida da população com necessidades especiais. Este trabalho é desenvolvido em parceria com diversas coletividades, associações, instituições particulares de solidariedade social, bombeiros e forças de segurança.

Crianças e Jovens

O Seixal promove, apoia e incentiva o desenvolvimento de iniciativas dirigidas a crianças e jovens, que promovam o desenvolvimento de equipamentos sociais que se adaptem às necessidades da comunidade. Estas respostas dirigem-se também às famílias, potenciando o incremento de espaços lúdicos e pedagógicos, com atividades diversificadas, promovendo a inclusão de grupos sociais mais desfavorecidos, prevenindo, contrariando ou pondo termo a situações de risco.

As colónias de férias destinadas a crianças residentes no concelho são um exemplo da intervenção do município junto dos jovens. O grande objetivo destas colónias é envolvê-las num conjunto de atividades lúdicas e culturais, enquadradas num programa de férias que pretende contribuir para a ocupação saudável do tempo livre e para o desenvolvimento pessoal e cívico.

Igualdade de Género e Oportunidades

A problemática da violência leva à promoção de respostas sociais dirigidas às crianças e jovens em risco e às mulheres ou famílias vítimas de violência. No Seixal, existe uma casa de acolhimento temporário para famílias em risco: a Casa de Acolhimento Nova Esperança, promovida pela Cooperativa de Solidariedade Social Pelo Sonho É Que Vamos. Esta casa tem como objetivo promover a reintegração social, com vista à organização da vida familiar de uma forma autónoma e estável. As autoridades policiais são outro recurso disponível, com equipas e gabinetes adequados ao atendimento de vítimas de violência.

O município promove respostas especializadas junto de grupos considerados mais vulneráveis, nomeadamente pessoas sem-abrigo, minorias étnicas, crianças, jovens, mulheres e idosos em risco, famílias disfuncionais ou em situação de exclusão, entre outros.

O objetivo é encontrar respostas para questões sociais e serviços de proximidade, de carácter polivalente, junto de zonas consideradas de intervenção prioritária, de forma a efetuar uma cobertura das áreas urbanas envolventes, vulneráveis aos problemas sociais, diminuindo a acentuação das desigualdades.

É, por exemplo, o caso do Serviço de Proximidade da Quinta da Princesa, caracterizado por uma intervenção junto das famílias residentes no Bairro da Quinta da Princesa, na área do acompanhamento social e atendimento na área do emprego e formação profissional, articulando e encaminhando as situações para os diversos serviços de apoio.

Este equipamento presta apoio diário à população infantil e juvenil residente, na área do apoio e acompanhamento socioescolar, desenvolvimento de atividades lúdicas, recreativas e de ocupação dos tempos livres, como forma de prevenção de comportamentos de risco.

Está aqui