Famílias de quatro nacionalidades à mesa

-
22 Nov '19

No próximo domingo, dia 24 de novembro, pelas 13 horas, seis famílias irão sentar-se à mesa para almoçar no âmbito do projeto Família do Lado. Este ano, a iniciativa junta no Seixal famílias de quatro nacionalidades diferentes: Brasil, Angola, Portugal e S. Tomé e Príncipe.

Um dos pares de famílias reúne brasileiros, angolanos e portugueses. À mesa haverá feijoada à brasileira e muamba e para sobremesa manjar dos deuses com ameixa.

O outro par de famílias recebe são-tomenses, portugueses e brasileiros, que servirão cozido de banana, pão com molho de bacalhau e para sobremesa arroz doce de milho.

Família do Lado é uma iniciativa transnacional, que tem como objetivo promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos – comunidades migrantes e sociedade de acolhimento – enquanto estratégia para a integração dos imigrantes e refugiados na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da diversidade cultural. 

Desta forma, uma família aceita acolher em sua casa uma outra família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante ou refugiada e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da cultura da família anfitriã.

Partilhar

Está aqui