Estacionamento do terminal fluvial vai ser gratuito

06 Set '24

A Câmara Municipal do Seixal vai passar a assegurar, a partir de outubro, a gestão e o funcionamento do parque de estacionamento do Terminal Fluvial do Seixal, fruto do estabelecimento de uma parceria entre a autarquia, a Administração do Porto de Lisboa e a Transtejo.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «esta era uma antiga reivindicação da Câmara Municipal do Seixal que finalmente conseguimos concretizar. Este parque encontra-se subutilizado e a autarquia pretende colocar o mesmo com acesso gratuito à população, medida esta que trará consigo o reordenamento do estacionamento circundante, ao mesmo tempo que nos propomos reabilitar toda aquela área. Pensamos que será um forte incentivo à utilização do transporte público fluvial».

Pretende-se, desta forma, evitar o atual estacionamento nas imediações deste espaço, bem como apoiar todos os que utilizam o transporte fluvial que assim deixam de pagar o parqueamento da viatura. A medida deverá entrar em vigor a 1 de outubro de 2024 e terá a vigência de 10 anos.

Refira-se que, em agosto de 2021, a câmara já havia tomado uma medida desta natureza, passando a assumir integralmente as despesas relativas à utilização do parque de estacionamento A5 de Foros da Amora que, até esse momento, estava concessionado à Fertagus, isentando os cidadãos de pagarem a utilização daquele espaço e proporcionando condições mais atrativas para o uso regular dos comboios e dos autocarros, visando estimular o aumento do uso de transportes públicos e a melhoria do meio ambiente com menos automóveis em circulação.

O Município do Seixal está em negociações com a Fertagus para que alguns dos parques de estacionamento existentes nas imediações das estações de Corroios e Fogueteiro passem a ser geridos pela câmara municipal e, consequentemente, sejam gratuitos para a população.