Assembleia Municipal do Seixal aprova Orçamento para 2025
As Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2025, com um orçamento próximo dos 189 milhões de euros, foram aprovados ontem, dia 20 de dezembro, em Assembleia Municipal do Seixal.
O documento foi aprovado com os votos favoráveis da CDU e de um eleito independente e a abstenção do Bloco de Esquerda. PS, PSD e Chega, como habitualmente, votaram contra, tendo o presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro faltado à assembleia.
Recorde-se que o orçamento tinha sido aprovado na reunião de câmara de 30 de novembro, e que assenta em 15 eixos principais de atuação, «que incluem novos projetos, mas também a continuação de legítimas reivindicações de importância fundamental para os nossos munícipes», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.
O autarca acrescenta ainda que «fruto da excelente gestão económico-financeira dos últimos anos, este será o maior orçamento de sempre desta autarquia, o que permitirá reforçar o investimento municipal em áreas fundamentais como a educação, o desenvolvimento social, a cultura, o desporto, o ambiente, a higiene urbana, a mobilidade, o espaço público ou o desenvolvimento económico e social».
Entre os principais objetivos para 2025 conta-se a execução das novas unidades de saúde dos Foros de Amora e de Aldeia de Paio Pires e, na área da educação, a construção de duas novas escolas de 1.º ciclo e jardim de infância na freguesia de Fernão Ferro, uma em Vale de Milhaços e outra em Foros de Amora, além da construção do jardim de infância do Fogueteiro e ampliações das escolas básicas de Arrentela, de Aldeia de Paio Pires, do Bairro Novo, do Fogueteiro e da Quinta do Conde de Portalegre (Amora).
No que toca ao desenvolvimento social, são prioridades a inauguração da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Fernão Ferro e a construção das ERPI de Pinhal de Frades e do Casal do Marco. «Iremos também avançar com os novos equipamentos sociais da APCAS - Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal e da ANPAR - Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, assim como a reabilitação das instalações da CERCISA - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal e Almada e a construção de sete novas creches sociais em Miratejo, Fogueteiro, Pinhal Conde da Cunha, Pinhal do General, Pinhal de Frades, Torre da Marinha e Paio Pires», refere Paulo Silva.
Outra área muito sensível é a da cultura, prevendo-se a inauguração do Centro Cultural José Saramago (Amora) e a aprovação do projeto do futuro Centro Cultural de Corroios. Irão também avançar o Centro de Interpretação Patrimonial da Olaria Romana, o Centro Interativo do 25 de Abril e o Centro de Interpretação Ambiental da Baía do Seixal. No desporto, e após as inaugurações do novo Pavilhão da Associação de Moradores dos Redondos - João Costa Lopes, do Complexo Desportivo do Pinhal do General e das novas instalações do Ginásio Clube de Corroios, a Câmara Municipal do Seixal irá continuar a investir na requalificação dos equipamentos desportivos municipais, apoiar a execução do Centro de Desportos de Praia e do Complexo Desportivo da Quinta da Princesa e dará continuidade ao plano de investimentos de equipamentos desportivos do movimento associativo popular.
Mantém-se a defesa intransigente do abastecimento de água e do tratamento de efluentes domésticos e resíduos urbanos, garantindo a gestão pública a preços acessíveis e reforçando o investimento com a ampliação e requalificação da rede de águas, nomeadamente o Centro Distribuidor de Água de Belverde e a requalificação da rede de águas em Vale de Milhaços, em Corroios. Na higiene urbana, a autarquia irá pôr em funcionamento o Centro Municipal de Higiene Urbana de Fernão Ferro, alargar a rede de ecocentros móveis e ampliar os circuitos de recolha porta a porta nas zonas de moradias.
A disponibilização de habitações para arrendamento a custos acessíveis é um dos principais objetivos para a juventude. Nesta área, destaca-se o desenvolvimento do Seixal Criativo, que foi considerado pela Exame Informática como o melhor projeto da área tecnológica desenvolvido em Portugal, e que teve os votos contra do PS e do PSD.
Na área do ambiente, irá iniciar-se a construção do Parque Urbano de Corroios. Em matéria de mobilidade, terão início as obras de construção e reformulação da entrada do concelho na zona do Fogueteiro. Na habitação, será dada continuidade ao processo de realojamento de Santa Marta de Corroios.
A construção da nova esquadra da PSP e do quartel da GNR em Fernão Ferro serão as principais reivindicações, junto do Governo, em matéria de segurança e proteção civil. No que respeita ao desenvolvimento económico, ficará concluída a requalificação do Mercado Municipal da Cruz de Pau e serão inaugurados o Campus Hovione e o empreendimento hoteleiro da Mundet. A área da inovação também não será esquecida, prevendo-se a continuação do apoio ao projeto-piloto de promoção de hidrogénio verde (e a sua introdução na rede de gás natural) e em termos de espaços públicos será concluída a requalificação das infraestruturas, espaço público e passeio ribeirinho do núcleo urbano antigo de Arrentela e programado o prolongamento do passeio ribeirinho do Seixal.
Todo este investimento em curso no município do Seixal só é possível graças a uma gestão criteriosa dos recursos financeiros da Câmara Municipal do Seixal, pela capacidade, dedicação e empenho dos trabalhadores da autarquia, que ajudam a tornar possível todo este projeto de desenvolvimento do concelho do Seixal, que é construído em conjunto com as instituições das mais diversas áreas de intervenção e com a população.
Partilhar