Aprovado concurso para obras na Escola Básica de Arrentela

Escola Básica de Arrentela
22 Mar '24

O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara desta quarta-feira, dia 20, a abertura do concurso público para a realização da empreitada de ampliação e requalificação da Escola Básica de Arrentela, com o preço-base de 1 839 622,64 euros.

Foi também aprovada a desafetação de domínio público para domínio privado municipal de uma parcela de terreno incluída na área total destinada à construção da futura escola básica dos 2.º e 3.º ciclos e secundária de Fernão Ferro, equipamento há muito reivindicado pela autarquia e pela população daquela freguesia.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, «estas duas intervenções serão de extrema importância para o concelho, que se encontra em clara expansão populacional e que conta com uma população jovem em franco crescimento. Por isso, é nossa prioridade a realização deste tipo de investimentos».

Ainda relativamente ao apoio à educação e ao ensino, foram aprovadas comparticipações financeiras, no montante global de 50 800 euros, às seguintes entidades:

• À Sei.arte – Associação do Seixal para o Ensino das Artes para apoio ao projeto Viver o Teatro na Escola;
  • À Casa do Educador do Concelho do Seixal para apoio à realização do 6.º Concurso de Contos;
  • Aos sete agrupamentos escolares e às duas escolas secundárias para apoio aos onze projetos do Programa de Apoio à Imprensa e Rádio Escolar;
  • Aos 204 projetos e atividades escolares contemplados no Plano Educativo Municipal, para o ano letivo 2023-2024, abrangendo oito agrupamentos escolares e uma escola secundária do concelho.

Foi também aprovada uma parceria entre a autarquia e os agrupamentos de escolas Nun'Álvares e Pedro Eanes Lobato, no âmbito do programa TEIP4 – Territórios Educativos de Educação Prioritária de 4.ª Geração.

Relativamente aos apoios concedidos ao movimento associativo, foram aprovadas comparticipações financeiras às seguintes entidades:

• À Associação para o Desenvolvimento Sociocultural e Desportivo de Belverde para a aquisição de materiais para a requalificação da sede social;
  • À Associação de Moradores da Quinta da Fábrica para apoio às atividades sociais e desportivas realizadas no polidesportivo;
  • Ao Moto Clube de Corroios para intervenções na sede social;
  • Ao Centro de Assistência Paroquial de Amora para a requalificação da sala polivalente e das instalações sanitárias do Polo Comunitário da Quinta da Princesa;
  • À Associação de Moradores de Santa Marta do Pinhal para implementação de lettering identificativo na sede da associação;
  • À MURPI – Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos para a renovação da subscrição do jornal «A Voz dos Reformados»;
  • À Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas para a realização da exposição Quando a Poesia Saiu à Rua...;
  • Ao Centro de Assistência Paroquial de Amora para uma adenda ao acordo de colaboração para a afetação de meios técnicos para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, no âmbito da transferência de competências do município em matéria de ação social;
  • A várias associações locais para a realização do 15.º Encontro Intercultural Saberes e Sabores, nomeadamente: Associação de Apoio à Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, Associação Raízes do Bairro de Santa Marta, Associação Juntos Sem Fronteiras, Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela – Centro Comunitário «Várias Culturas, Uma Só Vida» e Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho.