Março Jovem 2016

O Março Jovem 2016 tem como lema #MJtodosjuntos e decorre em diferentes espaços do concelho entre os dias 4 e 26 de março. Este ano o conjunto das iniciativas fica marcado pela reabertura do CAMAJ – Centro de Apoio ao Movimento Associativo Juvenil.

O novo espaço do CAMAJ vai ser inaugurado na antiga Escola Conde Ferreira, na Rua Paiva Coelho, no Seixal. A antiga escola, que já alberga o Posto Municipal de Turismo, foi requalificada para poder receber as associações juvenis que pretendam utilizar este espaço para desenvolver trabalho, reunir, realizar ações, formações ou eventos. A reabertura do CAMAJ no núcleo urbano antigo do Seixal contribui também para a dinamização desta zona histórica e para a redução de custos com a utilização e requalificação de um espaço municipal.

O novo CAMAJ vai ser o espaço principal do Março Jovem 2016 e receber a iniciativa Escola Fora D’Horas que reúne cinema e concertos ao vivo de algumas das mais recentes promessas musicais.

O Março Jovem é organizado pela autarquia, em parceria com as associações juvenis do concelho e com a colaboração das juntas de freguesia, entre outras entidades locais.

Programa

4 de março (sexta-feira) – 21.30 horas

CANTA! – CONCURSO INTERESCOLAS DE TALENTOS MUSICAIS – FINAL

Entrada livre

Auditório Municipal - Fórum Cultural do Seixal

Org.: associações de estudantes

Depois de cinco eliminatórias, ficaram selecionados para a final os alunos Tatiana Galo e Ana Margarida Costa, da Escola Secundária de Amora, Joana Mestre e Filipa Martins, da Escola Secundária Dr. José Afonso, Jéssica Patrícia e Leonor Serôdio, da Escola Secundária Manuel Cargaleiro, André Correia e João Casaleiro, da Escola Secundária João de Barros, e Inês Nunes e Lígia Rosário, da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira.

O Canta! descobre, desde há 8 anos, os talentos musicais nas escolas secundárias do concelho e permite que muitos tenham, pela primeira vez, a experiência de cantar num palco profissional acompanhados por uma banda ao vivo. Para além dos 10 concorrentes, o espetáculo contará com a atuação do grupo Levanta-te, um grupo de dança da Paróquia de Amora que participou no programa Got Talent, da RTP.
 

5 e 12 de março (sábado) – das 10.30 às 18 horas

WORKSHOP CV – CAMINHOS & VALORIZAÇÃO                                

Para jovens com mais de 17 anos, residentes no concelho do Seixal (máximo: 16 participantes)

Oficina da Juventude de Miratejo

Org.: R@to – Associação para a Divulgação Cultural e Científica

Com esta atividade pretende-se que os participantes possam identificar competências pessoais e futuras possibilidades profissionais, saber como se apresentar no mercado de trabalho e conhecer as diferentes oportunidades nacionais e internacionais de valorização curricular nos domínios da formação, voluntariado e empreendedorismo.

 

12 de março (sábado) – 22 horas

A RUA DANÇA

Escola Conde Ferreira - Seixal

Org.: associações de estudantes

Este ano realiza-se pela primeira vez a A Rua Dança. A partir de participações em atividades das escolas secundárias, o Março Jovem convidou jovens bailarinos a dançar a solo ou integrados em grupos e a participar numa demonstração que irá acontecer no dia 12 de março, às 22 horas, no núcleo urbano antigo do Seixal. O objetivo é animar o Seixal e permitir que jovens talentos mostrem as suas capacidades e gostos artísticos.
 

14 a 25 de março (todos os dias) –  das 17 às 20 horas

DENTRO DE CASA DA KHAPAZ

Entrada livre

Sede da Associação Khapaz – Arrentela

Org.: Associação Khapaz

Debates, ciclos de cinema, espetáculos de teatro e dança e maratonas desportivas são algumas das ações que integram esta iniciativa, com o objetivo de promover a participação dos jovens na comunidade e contribuir para a animação dos seus tempos livres.

 

14 a 18 de março

AESCOLAMEXE EM MARÇO

14 de março (2.ª feira)

Escola Secundária Manuel Cargaleiro

15 de março (3.ª feira)

Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

16 de março (4.ª feira)

Escola Secundária João de Barros

17 de março (5.ª feira)

Escola Secundária Dr. José Afonso

18 de março (6.ª feira)

Escola Secundária de Amora

Org.: associações juvenis, associações de estudantes e Câmara Municipal do Seixal

Durante todo o ano letivo está a decorrer o programa Aescolamexe, destinado a apoiar a realização de projetos e atividades das associações de estudantes, núcleos de alunos e clubes das escolas secundárias. O objetivo é apoiar projetos nas áreas de animação cultural, desporto e aventura, ambiente, ação social, ocupação de tempos livres e património histórico.  Os apoios disponibilizados podem ser de nível logístico, material e técnico, suporte à divulgação das iniciativas e utilização dos recursos existentes no CAMAJ – Centro de Apoio ao Movimento Associativo Juvenil, durante a preparação dos projetos.

Nos próximos dias 14 a 18 de março, vai ser o dia Aescolamexe nas cinco escolas secundárias do concelho.  As organizações juvenis do concelho vão fazer um tour pelas escolas e apresentar o seu trabalho e promover o associativismo juvenil. Em simultâneo, as associações de estudantes vão organizar atividades que espelhem o trabalho que também desenvolvem dentro de portas.

A iniciativa consiste na animação das escolas com um programa próprio que inclui demonstrações de slackline, atuações do grupo Karma Drums, workshops de ilustração, concertos e DJ com música durante os intervalos das aulas.

 

19 de março (sábado) – das 15 às 18 horas

COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE

Quinta da Fidalga

Org.: associações juvenis

Em março celebra-se o Dia do Estudante e o Dia da Juventude, a 24 e a 28 de março, respetivamente.

No Seixal, as associações juvenis juntam-se no dia 19, sábado, na Quinta da Fidalga, em Arrentela, para um espetáculo que assinala estas duas datas.
Ao longo da tarde, o palco vai receber atuações de grupos de dança, zumba, percussão, música reggae/ska e rock, estando já confirmados os grupos Tiro no Escuro e Margem Soul.

Para além das atuações, haverá ainda uma mostra associativa na qual as associações presentes irão apresentar o trabalho que desenvolvem ao longo do ano.

Programa

15 horas – Abertura com atuação dos Karma Drums
15.15 horas – Atuação das Black Flowers (Org.: Khapaz – Associação Cultural)
15.30 horas – Improvisação de peças de Shakespeare (Org.: Projecto Ficções)
15.30 horas – Aula de dança De Corpo e Alma (Org.: Associação Acrescer)
16 horas – Peddy-paper nos jardins da quinta (Org.: Grupo Flamingo)
16.10 horas – Atuação de Margem Soul (Org.: Projecto Ruído)
17 horas – Aula de Zumba (Org.: Projecto Ruído)
17 horas - Improvisação de peças de Shakespeare (Org.: Projecto Ficções) 
17 horas - Workshop Desafia a tua Mente (Org.: Associação Acrescer)
17 horas – Observação de Aves (Org.: Grupo Flamingo)
17.40 horas – Atuação de Tiro no Escuro (Org.: Projecto Ruído)

Ao longo da tarde:
Mostra de Associações Juvenis
Jogos de cartas e de estratégia
Mural 40 Anos da Constituição da República Portuguesa
 

 26 de março (sábado) – 21 horas

SHAKES-PEARE

Teatro pelo Projeto Ficções

Ingresso: 3 €

Sociedade Filarmónica Operária Amorense

Org.: Projeto Ficções

Em jeito de comédia, são revisitados alguns textos de Shakespeare, procurando divulgar a obra deste autor junto do público mais jovem.

 

ESCOLA FORA D'HORAS

Escola Conde Ferreira (CAMAJ) – Seixal
Entrada livre

5 de março (sábado)

21 horas - Cinema – Monty Python e o Cálice Sagrado

Num dos grandes sucessos dos Monty Python, revisita-se de forma irónica a lenda da busca de rei Artur para encontrar o Santo Graal.

22.30 horas - Concerto de Electric Man

Electric Man toca no dia 5 de março, sexta-feira. É Tito Pires, um verdadeiro one man band, que em palco toca todos os instrumentos sozinho, produzindo sonoridades ligadas ao rock eletrónico.

 11 de março (sexta-feira)

21 horas - Cinema – Delicatessen

Uma comédia de humor negro passada num futuro em que a comida é tão escassa que é usada como moeda de troca. A história de um proprietário de um prédio que vai assassinando os seus inquilinos para que possa vender a sua carne e garantir a sua sobrevivência.

22.30 horas – Concerto de Trio Tramuntana

Um português, um italiano e um ucraniano, num som único e sem fronteiras com origem no gipsy jazz, no rumba e no swing. Originais que não vão querer deixar de conhecer.
 

 

18 de março (sexta-feira)

21 horas - Cinema – A Vida de Brian

Trata-se de um dos filmes mais controversos de Monty Python por satirizar a época de Jesus Cristo, juntando comédia e religião, levando-o a ser considerado genial por uns e herege, por outros.

 

22.30 horas – Concerto de ZuKaTuga

Como o nome denuncia, um é brasileiro e outro português, juntos misturam ritmos e sonoridades lusófonas em originais de grande qualidade.

19 de março (sábado)

21 horas - Cinema - A Cidade das Crianças Perdidas

Numa sociedade surrealista, um cientista ávido de retardar o processo de envelhecimento, rapta crianças para lhes roubar os sonhos, esperando que, desta forma, consiga manter a sua juventude.

22.30 horas – Concerto de Casuar:

Rui Rodrigues, ex-Dazkarieh, apresenta o seu projeto a solo na onda indie/pop. Uma produção independente e criativa das letras à interpretação instrumental, da gravação à mistura e masterização.

Org.: Câmara Municipal do Seixal

Partilhar

Está aqui