Infinitos da Harmonia
-
27SábadoJaneiro 2024>09SábadoMarço 2024
Exposição de Carlos Gaspar.
A inauguração realizou-se no dia 27 de janeiro, sábado, às 16 horas, com um momento musical por José Carita e alunos da Casa do Povo de Corroios.
De 27 de janeiro a 9 de março
Horário
De terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas.
Catálogo da exposição – PDF [1,42 MB]
«Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do
silêncio
E livres habitamos a substância do
tempo.»
Sophia de Mello Breyner Andresen
No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril de 1974, a Câmara Municipal do Seixal propõe-se executar uma programação diversificada em respeito ao que está inscrito na Constituição da República Portuguesa, Parte I > Título III > Capítulo III, Artigo 78.º (Fruição e criação cultural): «1. Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o património cultural.»
Apesar das nuvens negras que pairam sobre todos nós, é possível olhar para o caminho percorrido com orgulho e satisfação e afirmar que a autarquia do Seixal tem trilhado uma trajetória ampla, consistente, coerente, regular e harmoniosa, que tem permitido o crescimento das artes visuais no Concelho, ao fomentar e apoiar o associativismo artístico e os diversos agentes artísticos existentes; ao incentivar e envolver a comunidade escolar e a população na conceção e fruição das diversas atividades desenvolvidas; ao construir e colocar à disposição da população os mais diversos equipamentos culturais e ao produzir e patrocinar, com regularidade, um amplo e diversificado conjunto de atividades, formativas e de lazer.
A Câmara Municipal do Seixal entende a cultura enquanto serviço público que assegura o direito de todos ao acesso, à criação e à sua fruição.
Assim é com imenso gosto e prazer que iniciamos esta programação com a apresentação na Galeria Municipal de Corroios da exposição Infinitos DA Harmonia, de Carlos Gaspar … um operário que pinta.
Paulo Silva
Presidente da Câmara Municipal do Seixal
Sou apenas um autodidata, com uma vontade desmedida de criar e colorir sonhos: os meus!... e os vossos!
O meu nome é Carlos Manuel Fidalgo Gaspar, nasci em Lisboa a 19 junho de 1969.
Toda a vida vivi entre o Seixal, onde resido, e Almada, onde estudei e trabalho.
Embora a arte para mim seja apenas um hobby, tento trabalhar o mais que posso, experimentando diversos tipos de materiais, tintas e técnicas.
Faço parte de duas associações: a ARTES, no concelho do Seixal, e a SCALA no concelho de Almada.
Sou um autodidata, alguém que respira arte, embora seja de outra área de trabalho, tenho muita vontade de aprender e fazer mais, pois só com trabalho e imaginação se consegue trabalhar e sair da caixa.
Revejo-me como alguém que nasceu para trabalhar como artista, embora o tempo seja sempre muito escasso.
Para mim a arte, a minha imaginação e a minha expressão é uma forma de estar na vida, uma forma de me preencher e de me expressar.
Os meus trabalhos, na generalidade, primam pela diferença. São em técnica mista, utilizo os mais diversificados materiais aos quais dou forma, sentido, significado e cor. Não uso uma linha normal e específica, gosto de tocar os materiais, de os recortar, de os colar, de os pintar, dá-me prazer chegar à
forma final com diversos materiais e tintas. Uso desde o plástico à madeira, do gesso ao cartão, crio as formas que desejo, para que quem observa se identifique.
Muitos dos meus trabalhos são motivos abstratos, mas, em redor desse abstrato, existe uma mensagem que está implícita, escondida, para que cada um possa encontrar um outro significado.
Geralmente «trago» a mensagem para fora da superfície do quadro, ao encontro de quem o observa, dando uma textura tridimensional ao trabalho, colorido de cores vivas, porque a vida é, e será sempre, cheia de cor!
Já participei em várias exposições coletivas e individuais de norte a sul de Portugal, tendo em 2020 participado na Artist Madrid.
O meu muito obrigado a todos aqueles que me apoiam.
Carlos Gaspar
Telefone 915 633 228