Seixal promove Concurso Municipal de Leitura

19 Abr '24

A Biblioteca Municipal do Seixal realizou a primeira edição do Concurso Municipal de Leitura, no passado dia 9 de abril, dando continuidade ao anterior Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, continuando a estimular o gosto e o prazer da leitura e a melhorar o domínio da língua portuguesa.

Através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal e da parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, foi possível implementar esta primeira edição, destinada a todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Candidataram-se 30 alunos do 1.º ciclo, 16 alunos do 2.º ciclo, 21 alunos do 3.º ciclo e 15 alunos do ensino secundário, num total de 60 alunos, de todos os agrupamentos escolares.

Após a fase de seleção de alunos nos vários concursos de leitura realizados nas escolas, a biblioteca organizou e acolheu a Fase Municipal, que consistiu em três etapas, uma prova escrita, a leitura expressiva de um excerto de uma obra e uma entrevista com perguntas sobre a leitura da obra.

Os candidatos apurados para a final foram selecionados pelo júri, constituído pelo coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares para Almada e Seixal e pela chefe da Divisão de Gestão de Equipamentos Culturais e Património da Câmara Municipal do Seixal.

A todos os selecionados para a fase seguinte foram oferecidos certificados de participação e um cheque-presente de uma livraria no valor de 20 euros. Aos não selecionados, um certificado de participação e um cheque-presente de uma livraria no valor de 10 euros.

Nos dias 15, 16 e 17 de maio, integrada na Feira de Projetos Educativos, haverá lugar a nova ronda de provas no âmbito das quais será selecionado o grande vencedor do Prémio Municipal de Leitura.