Seixal lidera na reciclagem de óleos alimentares usados

25 Maio '23

O concelho do Seixal, em quatro anos, conseguiu evitar a emissão de 393 toneladas de CO2 para o meio ambiente, devido ao conjunto de 84 oleões espalhados por todas as freguesias.

No topo da lista dos 10 concelhos do país avaliados com melhor desempenho nesta matéria está o do Seixal. Segundo as contas da Hardlevel – Energias Renováveis, operador de recolha, gestão e reciclagem de óleos alimentares usados, o concelho foi o que mais emissões de dióxido de carbono (CO2) poupou à atmosfera, devido à transformação e refinação deste tipo de resíduos em biocombustível, como sejam o SAF – Sustainable Aviation Fuel ou o HVO – Hydrotreated Vegetable Oil.

Os óleos alimentares usados, quando não são corretamente encaminhados, originam problemas graves de poluição e provocam o mau funcionamento das estações de tratamento de águas residuais (ETAR). São também responsáveis por sérios problemas de corrosão e entupimento nas canalizações, pelo que se torna muito importante dar um destino mais adequado a este tipo de resíduos.

Os 84 pontos de recolha estão distribuídos por todo o concelho, instalados na via pública, em mercados municipais e no interior dos Serviços Centrais e Operacionais da Câmara Municipal do Seixal. Saiba onde pode encontrar o oleão mais próximo de si.