Seixal assinala Dia Municipal para a Igualdade

19 Out '23

No próximo dia 24 de outubro, celebra-se o Dia Municipal para a Igualdade, promovido desde 2010 pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e assinalado a nível nacional por organizações representativas da sociedade civil e, em particular, pelo poder local.

Trata-se de mais uma oportunidade para sensibilizar a sociedade portuguesa para a importância da igualdade de oportunidades, designadamente entre homens e mulheres. Neste contexto, o Plano Municipal para a Igualdade de Género e Oportunidades do Seixal desempenha um papel fundamental, reunindo princípios orientadores para o desenvolvimento de estratégias que possibilitam a integração dessa perspetiva no desenvolvimento das políticas municipais, nomeadamente através de ações de informação e de formação.

Este ano, no Seixal, o Dia Municipal para a Igualdade é assinalado com iniciativas que abordam o tema da habitação, tão importante para as famílias, a igualdade de género e o empoderamento das mulheres.

Das 10 às 13 horas
Sessão de Esclarecimento sobre Habitação Social no âmbito do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Município do Seixal

Público-alvo: técnicos/as gestores/as de processo de rendimento social de inserção e de ação social
Local: Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

Das 18.30 às 20.15 horas
Culturas Migrantes: Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva

Ação de formação integrada no projeto EdSex – Promover a Igualdade através da Educação Sexual, uma iniciativa europeia que visa desenvolver uma abordagem de formação transcultural e multidisciplinar para introduzir uma educação sexual abrangente no ensino superior e em outros domínios sociais, como associações de jovens, mulheres e migrantes, trazendo novas visões no domínio da competência sexual, modernizando a educação sexual no domínio sociossanitário.

Público-alvo: mulheres migrantes residentes no concelho do Seixal

Dinamização: Maria da Luz Barros, professora adjunta da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, da Universidade de Évora
Local: Junta de Freguesia de Corroios – Auditório José Queluz
Inscrições: ddsc@cm-seixal.pt ou 212 276 700

Ao longo do dia será divulgada, nas redes sociais da autarquia, a campanha #EndGenderStereotypes, promovida pela União Europeia, com o objetivo de sensibilizar para o papel que os estereótipos de género desempenham na sociedade. Profundamente enraizados na nossa cultura, estes estereótipos são a causa principal das desigualdades de género. Muitas vezes, nem sequer estamos conscientes deles, mas afetam cada um de nós, tanto mulheres como homens, podendo limitar a nossa capacidade e as nossas aspirações de escolher um campo de estudo ou formação, seguir uma carreira profissional e fazer escolhas simples na vida, como escolher um passatempo.