Projeto A Dialogar Criamos Pontes já fez a diferença

-
20 Out '23

Promovida ao longo do passado ano letivo pela Câmara Municipal do Seixal, em parceria com a AMUCIP – Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas e com o Agrupamento de Escolas Paulo da Gama, a iniciativa procurou estimular a progressão escolar de estudantes da comunidade cigana.

O trabalho desenvolvido possibilitou a introdução de uma resposta ao nível da facilitação e mediação em contexto escolar, garantida pela presença de um elemento da comunidade cigana, reconhecido na comunidade, que funcionou como elo relacional entre as escolas e as famílias, situação tornada possível pelo trabalho de proximidade desenvolvido pela AMUCIP.   

Passados dez meses de implementação do projeto (um ano letivo), além dos resultados académicos favoráveis, foi possível observar impactos sociais positivos, nomeadamente no que respeita à integração, participação e assiduidade dos alunos ciganos, ao aumento do espírito de igualdade e ao respeito cultural entre todos os alunos.

O seminário de encerramento do projeto aconteceu no passado mês de junho, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, com a apresentação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos, e de um documentário que evidencia o papel imprescindível das escolas, da AMUCIP e da comunidade cigana.

O projeto A Dialogar Criamos Pontes decorreu no período de 1 de setembro de 2022 a 30 de junho de 2023, e foi desenvolvido no quadro do Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas, no âmbito da Candidatura Cultura para Todos, com cofinanciamento do POR 2020 FSE.

Ciente de que a educação é a melhor ferramenta para proporcionar não só a integração, mas a realização pessoal, a autarquia está a trabalhar no sentido de continuar este caminho de construção conjunta na defesa do direito à educação de todas as crianças e jovens, através da sensibilização e motivação para a manutenção dos percursos escolares.

 

Parceiros:

Partilhar

Está aqui