Parque do Serrado acolhe a Feira de Projetos Educativos

02 Maio '23

A Feira de Projetos Educativos decorre de 9 a 13 de maio, no Parque Municipal do Serrado, sob o lema «Eu Participo!», tema central do Plano Educativo Municipal que a autarquia promove para a comunidade educativa.

Uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, realizada em parceria com as juntas de freguesia e a comunidade educativa do concelho, que pretende mostrar os trabalhos e os projetos desenvolvidos pelas escolas ao longo do ano letivo e, ao mesmo tempo, promover o convívio entre a comunidade educativa, proporcionar a participação dos alunos em atividades culturais, desportivas e recreativas.

«A Feira de Projetos Educativos é um espaço anual de partilha de experiências e saberes e de promoção da escola pública, que visa a participação, fruição e criação educativa, numa lógica de inclusão e aprendizagem entre diferentes níveis de ensino. Este certame procura incentivar o compromisso educativo das comunidades e instituições e desenvolver redes de colaboração e parcerias com as escolas públicas», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Nesta mostra estarão também em foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que representam as prioridades globais para 2030, com vista a erradicar a pobreza e criar uma vida com oportunidades para todos.

No recinto da feira, as atividades estarão distribuídas por diversos espaços: Rádio Escolar, tenda Sustentabilidade, tenda Artes do Palco, tenda Audiovisuais, Espaço Atividades Lúdicas, Espaço Desporto e Lazer, Espaço Jogos Autónomos, Espaço Segurança na Escola, Espaço Venda de Artigos e Espaço Robertos. O programa inclui música, dança, teatro, ateliês, exposições, vídeos, jogos e workshops e no exterior, haverá insufláveis, pinturas faciais, jogos desportivos, patinagem, boccia, entre muitas outras atividades.

Durante a semana, as atividades são dedicadas às escolas, mas no último dia, sábado, 13 de maio, são dirigidas à população, com música, ateliês, jogos, venda de livros e insufláveis. Neste dia, pode ainda visitar as exposições patentes e conhecer o trabalho da comunidade educativa do concelho do Seixal.