Nova Unidade de Saúde Familiar em Santa Marta do Pinhal

03 Maio '24

A Câmara Municipal do Seixal saúda a concretização de mais uma etapa na redução das desigualdades no acesso à saúde no concelho, com a entrada em funcionamento, no dia 2 de maio, de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) em Santa Marta do Pinhal, Corroios.

Designada USF Inovar, a nova unidade está situada no espaço onde funcionava a Via Verde Saúde – Polo de Corroios, no centro de saúde de Corroios, e dará resposta a cerca de 20 mil utentes dessa freguesia, sem médico de família/equipa de família. Espera-se que esta valorização resulte na prestação de melhores respostas, através da colocação de mais profissionais e de um sistema de marcação de consultas mais eficaz.

Esta inauguração implica que os cerca de 25 000 utentes das restantes freguesias do concelho, sem médico de família/equipa de família, passem a ser atendidos na Via Verde Saúde – Polo de Amora, situada no centro de saúde de Amora.

A construção coletiva do direito à saúde enquanto resposta universal e pública no quadro do Serviço Nacional de Saúde constitui uma prioridade da Câmara Municipal do Seixal. O presidente da autarquia, Paulo Silva, refere que «importa mitigar as dificuldades no acesso à prestação de cuidados de saúde primários, bem como dotar o município com equipamentos de saúde em número adequado à sua elevada densidade populacional, pelo que a autarquia irá continuar a reivindicar junto do Governo a construção do hospital do Seixal, a ampliação da Unidade de Saúde de Fernão Ferro, a substituição da Unidade de Saúde de Pinhal dos Frades e o alargamento dos horários de atendimento, bem como a trabalhar diretamente na construção das novas unidades de saúde já com desenvolvimentos, nomeadamente as de Foros de Amora, de Paio Pires e da Rosinha».

Saiba mais em hgo.min-saude.pt