Festas Populares do Concelho do Seixal arrancam este mês

09 Jun '23

As Festas Populares no Concelho do Seixal estão à porta, começam já no dia 23 de junho, no Seixal, e terminam a 27 de agosto, em Corroios, depois de percorrerem todas as freguesias do município.

As Marchas Populares das Escolas do 1.º ciclo e jardins de infância da rede pública abrem as Festas Populares de S. Pedro, no Seixal, às 20 horas do dia 23 de junho. Trata-se de um projeto do Plano Educativo Municipal que envolve toda a comunidade educativa e aa famílias dos alunos. Nesta noite, as crianças desfilam pela Rua Paiva Coelho e Praça 1.º de Maio e terminam a apresentação no palco da Avenida da República.

Na freguesia do Seixal, as festas prolongam-se até ao dia 2 de julho e apresentam um programa marcado pelos espetáculos de grandes artistas da música portuguesa, bailes, marchas populares, artesanato, animação de rua, o Desfile Náutico Baía do Seixal, gastronomia, procissão alusiva ao santo padroeiro e muito mais. São propostas que fazem das festas populares uma referência que concilia a tradição com a modernidade, ou não fosse o Seixal um território de cultura e inovação.

Com entrada livre, os concertos do palco principal, no Parque Urbano da Quinta dos Franceses, são o grande destaque, por onde vão passar nomes como Calema, Wet Bed Gang, Ana Moura, Emanuel, Orquestra Ligeira do Exército, Danni Gato, Vozes do Atlântico, Espetáculo de Dança – Round the World da Escola de Artes do Independente Futebol Clube Torrense – Renew Crew, I’m a Rock Star e Pedro Moutinho.

No palco do Largo da Igreja, a animação está a cargo de artistas e grupos locais, como o Polo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional, António Pontes e Amigos, grupos de folclore, noite de novos talentos, com Gustavo Pinho e Madalena Ribeiro, grupos corais, bandas filarmónicas e uma mega aula de zumba.

Este ano, há ainda a novidade do Arraial da Sardinha, que acontece de 28 de junho a 2 de julho, junto ao Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes, na Mundet.

Depois das Festas de S. Pedro, realizam-se as Festas Populares de Arrentela (de 12 a 16 de julho), Fernão Ferro (de 25 a 30 de julho), Aldeia de Paio Pires (de 2 a 6 de agosto), Amora (de 11 a 15 de agosto) e Corroios (de 18 a 27 de agosto).

Consulte o programa completo das Festas Populares do Concelho do Seixal (em atualização).

Este verão, todos os caminhos vão dar às festas populares do concelho, que dão vida às freguesias até ao final de agosto.