Escolas da rede pública do concelho com reforço financeiro

26 Maio '23

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião pública que decorreu no dia 17 de maio, um reforço financeiro global para os oito agrupamentos de escolas e para as três escolas secundárias do município, num valor global superior a 660 mil euros.

Estas verbas deverão ser aplicadas em obras de conservação e manutenção dos edifícios escolares e na adoção de medidas de apoio à família que garantam a escola a regime de tempo inteiro, nomeadamente com a implementação de atividades de enriquecimento curricular para todos os alunos.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «fruto da reivindicação da autarquia e das escolas, foi possível, no Orçamento do Estado de 2023, mitigar o evidente subfinanciamento no âmbito desta transferência de competências, embora esteja ainda aquém do necessário para a reabilitação e funcionamento dos equipamentos escolares. Aliás, no âmbito da transferência de competências para os órgãos municipais e entidades intermunicipais, mais concretamente ao nível do processo de transferência de competências no domínio da educação, esta autarquia encontra-se numa posição de credora do Ministério da Educação num montante superior a 1,3 milhões de euros».

Na reunião, foram ainda aprovados apoios monetários para o Programa de Apoio a Projetos e Atividades Escolares (previsto no Plano Educativo Municipal 2022-2023) num total de 284 iniciativas contempladas, assim como para o Programa de Apoio à Imprensa e Rádio Escolar. Foram também aprovados protocolos de colaboração entre a autarquia e várias escolas, no âmbito do Centro Tecnológico Especializado, nomeadamente com a Escola Secundária de Amora, Escola Secundária Dr. José Afonso, Escola Secundária Manuel Cargaleiro e Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira.