Dia Aberto no Parque Metropolitano da Biodiversidade

-
05 Jun '23

O Parque Metropolitano da Biodiversidade, recentemente inaugurado, na Verdizela, promove este domingo um Dia Aberto, com a realização de passeios interpretativos, conversas e sessões participativas com a população. A participação é livre.

Programa

9 horas | Bioblitz no Parque 

Uma ação de ciência cidadã, na qual os participantes irão contribuir para aprofundar o conhecimento sobre os valores naturais do parque, registando todas as espécies encontradas num percurso guiado pelos biólogos da Associação Vita Nativa.

11 horas | Tai Chi

Sessão de tai chi chuan promovida pela Associação para o Desenvolvimento Sociocultural e Desportivo de Belverde.

15 horas | Conversas sobre Sustentabilidade – Biodiversidade

«Biodiversidade» é o tema da primeira conversa, inserida num ciclo que passa por outros encontros que irão abordar as outras dimensões da sustentabilidade, como o ambiente, a sociedade e a economia. 

16 horas | O Futuro do Parque

Sessão participativa com a população sobre o futuro do parque, em que se convidam os munícipes a partilhar expetativas e sugestões para a sua dinamização e conservação.

17 horas | Passeio Interpretativo

Percurso guiado por biólogos da Associação Vita Nativa que irão partilhar os seus conhecimentos sobre as espécies e os ecossistemas que compõem o parque.

21 horas | À Noite no Parque 

Passeio noturno guiado por biólogos da Associação Vita Nativa para conhecer as espécies que se tornam mais ativas após o pôr do sol, com especial destaque para as borboletas noturnas que habitam no parque.

O parque

Pela sua dimensão e localização, o Parque Metropolitano da Biodiversidade assume um papel importante na estrutura verde e de recreio do concelho do Seixal, estendendo-se, numa 1.ª fase, por cerca de 7 hectares. No futuro, com uma área total de 400 hectares, será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa, depois de Monsanto.

A 1.ª fase, com 7 hectares, está concluída, numa área que conta com um Centro de Interpretação Ambiental, destinado a servir de apoio aos utentes, e uma componente de educação, divulgação e observação da natureza e biodiversidade que pretende ser um marco na promoção de conceitos para o futuro, ao nível da ecologia e da proteção ambiental. 

Em termos de estrutura, o parque está dotado com percursos para caminhadas, jogging e passeios de bicicleta, fazendo ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal.

 

O Parque Metropolitano da Biodiversidade tem nesta fase como parceira a Associação Vita Nativa, responsável pela dinamização de atividades. 

Partilhar

Está aqui