Delegação alemã visita o Seixal

04 Set '24

Uma delegação alemã do Ministério dos Assuntos Económicos e Ação Climática visitou, esta terça-feira, dia 3 de setembro, o showroom do Hidrogénio Verde instalado nos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal e, de seguida, deslocou-se à Estação de Mistura e Injeção, de forma a conhecer de perto o Sistema de Injeção de Hidrogénio Verde na Rede de Gás Natural (Green Pipeline Project).

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, deu as boas-vindas à comitiva alemã, explicando depois que «este projeto representa uma nova era para o sistema energético nacional, que passa pela descarbonização e pela independência energética de Portugal face ao mercado exterior». Esta visita demonstra que o concelho do Seixal é pioneiro ao nível da implementação do Hidrogénio Verde no terreno.

De facto, este projeto inovador, iniciado em outubro de 2021, que pretende contribuir para o cumprimento das metas de descarbonização com que o país está comprometido, permite uma maior sustentabilidade ambiental no abastecimento energético das habitações, fruto da parceria entre a autarquia, a Gestene, empresa sediada no concelho e produtora de hidrogénio verde, e a Floene, que é responsável pela distribuição do gás com a introdução do hidrogénio na rede de gás natural.

Paulo Silva aproveitou ainda para salientar que «o Green Pipeline Project tem sido alvo de interesse de várias entidades internacionais, como o demonstra esta visita, mas também as visitas anteriores da embaixadora da Alemanha em Portugal e do embaixador do Japão».

Refira-se que o Hidrogénio Verde é o elemento químico mais leve e abundante existente no universo, tornando-se num portador de energia com elevada densidade, não emitindo gases com efeito de estufa durante a sua produção. É, por isso, considerado uma solução limpa para processos industriais, armazenamento de energia, substituição de combustíveis fósseis nos transportes ligeiros e pesados, e com potencial para substituir o gás natural como fonte de calor.