Reunião com Secretária de Estado da Mobilidade
O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, reúne-se com secretária de Estado da Mobilidade para exigir soluções nos transportes do concelho.
Depois de esta semana ter estado nas estações de comboio da Fertagus do concelho e na Estação Fluvial do Seixal para ouvir a população e ver pessoalmente as condições em que os munícipes do Seixal viajam, e de ter hoje, no âmbito do Conselho Metropolitano reunido com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, foi esta tarde chamado para se reunir com a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.
Da referida reunião há a destacar três pontos essenciais que poderão melhorar as condições precárias que os cidadãos do concelho do Seixal enfretam atualmente:
-
Foi garantido pela secretária de Estado que irão fazer todos os esforços para reforçar o material circulante e, desta forma, reforçar o serviço prestado pela Fertagus. Recorde-se que na passada segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal do Seixal viajou entre as estações dos Foros de Amora e Corroios, onde presenciou a falta de carruagens, o que implica que se viaje em condições desumanas, chegando a provocar indisposições aos utentes e a necessidade de assistência médica. Na reunião, o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, mostrou à secretária de Estado muitas das fotografias que tem recebido e que são ilustrativas da sobrelotação dos comboios da Fertagus;
-
A secretária de Estado Cristina Pinto Dias garantiu também que já na próxima semana irá reunir-se com a Transtejo, com a empresa construtora dos navios elétricos e com a empresa construtora do material de carregamento, para verificar quais as melhores soluções para que o problema no carregamento dos navios elétricos seja ultrapassado o quanto antes. Importa lembrar que se verificam supressões praticamente diárias de carreiras, bem como atrasos também praticamente diários. Só hoje, entre as 7.25 e as 9 horas - período em que o presidente da câmara, acompanhado da presidente da União das Freguesias de Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, Maria João Costa, estiveram na estação da Transtejo do Seixal -, foram suprimidas quatro carreiras, o que provocou o descontentamento de dezenas de passageiros e faz com que os munícipes deixem de utilizar este meio de transporte, por não saberem se as carreiras se realizam ou são suprimidas, sobrecarregando o transporte ferroviário;
- Por último, a secretária de Estado avançou também que se irão iniciar os estudos de ampliação do Metro Sul do Tejo no concelho do Seixal. A construção de apenas 1,8 km de linha fará toda a diferença na mobilidade dos munícipes do concelho, passando a servir mais população, nomeadamente 50 000 utentes da freguesia de Amora.
O presidente da Câmara Municipal do Seixal informou que não aceita que a população do concelho do Seixal não seja tratada com dignidade, «pelo que irei continuar a verificar pessoalmente como estão a decorrer estes serviços e irei acompanhar a evolução destas situações. Garanto que apenas irei descansar quando vir os munícipes do Seixal a viajar em condições de mobilidade dignas, como merecem», referiu o autarca.
Partilhar