Sursum Corda explora arte e natureza
No próximo dia 24 de novembro, às 18.30 horas, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro recebe Sursum Corda, um espetáculo multidisciplinar que aprofunda as possibilidades expressivas e simbólicas dos elementos naturais.
A expressão latina «Sursum Corda» significa «corações ao alto» ou «elevem os vossos corações», e constitui o diálogo de abertura do prefácio da oração eucarística ou anáfora nas liturgias da igreja cristã, registado desde a sua génese e encontrado em todos os ritos antigos.
Fernando Mota, compositor, artista e performer, traduz na sua criação artística o resultado do cruzamento de diferentes linguagens, geografias e ferramentas, bem como da constante exploração sonora e construção de instrumentos musicais experimentais a partir de múltiplos materiais.
O seu novo projeto representa uma radicalização deste ciclo de criações, assumindo a arte enquanto ferramenta de transformação da sociedade. Utiliza a escuta, o silêncio e o sobressalto como momentos de questionamento do ritmo quotidiano e os elementos naturais enquanto matéria-prima de um objeto performático dialogante com as várias dimensões do ser humano: o espírito, a alma e o corpo.
O autor é responsável pela criação de projetos como o Concerto para Uma Árvore, o filme «7 Poemas para Um Mundo Novo» com o realizador Mário Melo Costa a partir de textos inéditos de sete poetas portugueses, o espetáculo Passagem Secreta, com texto de Vasco Gato, o filme «O Bosque», com Margarida Botelho, o projeto Do Princípio do Mundo, em colaboração com sete artistas visuais, resultando num concerto, numa instalação audiovisual e num passeio sonoro em sete locais distintos, entre os quais a Quinta da Fidalga, no Seixal, onde esteve numa residência artística.
Consulte a programação aqui.
Foto: ⒸJade Mandill
Partilhar