Espaço Memória da CGTP-IN abre portas no Seixal

26 Set '24

No dia 1 de outubro, às 15 horas, vai ser inaugurado o Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual da CGTP-IN, na antiga fábrica da Mundet, no Seixal, no dia em que se assinalam os 54 anos da CGTP-IN.

Este espaço resultou de um contrato de comodato entre a Câmara Municipal do Seixal e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) e irá reunir o património documental e museológico da CGTP-lN e promover iniciativas que fomentem o estudo, investigação, aprofundamento do conhecimento e a reflexão em torno da história do movimento operário e sindical.

O Espaço Memória funcionará, também, como um espaço multifuncional, com áreas destinadas a exposições permanentes e temporárias, conferências e iniciativas afins, bem como a realização de eventos de natureza sindical e cultural, entre outros.

A antiga fábrica de cortiça Mundet tem uma forte ligação às raízes históricas do mundo do trabalho e sociais do Seixal, por via da atividade e intervenção do movimento operário ligado à indústria corticeira, nomeadamente pelos Sindicatos da Indústria Corticeira da CGTP-IN.

Por isso, a primeira exposição do Espaço Memória é Seixal: Trabalho, Luta e Liberdade, que pretende ser uma homenagem aos homens e mulheres do concelho que trabalharam na agricultura, na indústria naval e pesca, e também nas diversas indústrias que mais tarde aqui se instalaram, bem como as suas reivindicações e mobilizações.

O evento irá contar com um momento  musical com a atuação de Luísa Amaro, na guitarra, e Gonçalo Lopes, no clarinete, numa homenagem a Carlos Paredes.