Afro Renaissance
-
04SábadoMaio 2024>02DomingoJunho 2024
Esta exposição é uma celebração da multiplicidade e do dinamismo da arte contemporânea africana e reúne, no mesmo espaço, nove artistas distintos que navegam por um leque de estilos que vão do retrato e o expressionismo ao abstrato, passando pela street art, fauvismo, surrealismo e pop art.
Instalada num sítio com uma história que remonta ao século XV, a Quinta da Fidalga é um cenário que por si só conta uma história de riqueza e preservação. As suas raízes agrícolas e de lazer combinam com a missão da Afro Renaissance de homenagear e revitalizar o património cultural. O local destaca-se pelos pomares históricos, a arquitetura hidráulica singular e a capela adornada com azulejos do século XVIII, que proporciona o cenário ideal para as narrativas exploradas nas obras expostas.
As peças em exposição confrontam o espectador com temas contemporâneos prementes, desde a migração e colonização até questões sociais e políticas, refletindo assim a vivência e o impacto do continente africano no contexto global. Afro Renaissance, na Quinta da Fidalga, promete ser um marco cultural, proporcionando uma janela para o coração da arte africana contemporânea, ao mesmo tempo que convida à reflexão e ao diálogo num mundo cada vez mais interligado.
Estão representados os artistas: Bolondo, Don Ruelas, Joselyna Pemba, Isabel Teixeira de Sousa, Emília Morais, Lino Damião, Thó Simões, Paulo Amaral e Rómulo Santa Rita.
Esta exposição resulta de uma parceria entre o Município do Seixal e a plataforma Afrikanizm Art.
A abertura ao público da mostra realizou-se no sábado, dia 4 de maio, às 14 horas.
De 4 de maio a 2 de junho
Horário
De terça a sexta-feira, das 15 às 19 horas.
Sábados e domingos, das 10 às 17 horas.
Encerra aos feriados e segundas-feiras.