Helena Amante vence Prémio Literário Eufrázio Filipe
O júri do Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe distinguiu Helena Amante como a vencedora da primeira edição do concurso, no qual participou com o seu livro de contos «Absolutamente Felizes ao Sol», escrito com o pseudónimo Rita Largo.
O júri, constituído por Ana Margarida de Carvalho, António Modesto Navarro e Domingos Lobo, considerou que a obra desta jornalista e residente no concelho «pela sua estrutura narrativa, pela linguagem fluida, culta e poética, por onde as agruras do real quotidiano, e os universos femininos se expressam de modo contido mas impressivo, um livro a merecer reconhecimento do júri como texto vencedor desta 1ª. edição do Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe».
Jornalista freelancer e doutoranda em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa, Helena Amante escreve para publicações internacionais como a «National Geographic», a CNN e a «Wallpaper». No seu primeiro livro, «Pequenas Resistências», explora a relação entre jornalismo, democracia e cidadania, a partir da documentação dos meios independentes em Lisboa, com particular foco no podcast de investigação Fumaça, e será publicado este ano pela editora Gradiva. No presente, encontra-se a traduzir este mesmo livro para posterior publicação em língua inglesa, a filmar uma curta-metragem e a terminar um romance ambientado no litoral alentejano.
A autarquia reforça com este prémio o estímulo e a valorização da criação literária e da atividade de investigação, ao mesmo tempo que presta homenagem a uma grande figura do concelho, pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural do município.
Ao vencedor, em cada edição, será atribuído um valor pecuniário cinco mil euros, além da concessão dos direitos autorais da sua obra. Os restantes concorrentes poderão levantar os seus trabalhos na Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, entre as 10 e as 20.30 e aos sábados, das 14.30 às 20.30 horas.
A segunda edição do Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe será lançada em breve e incidirá na categoria literatura, mas desta vez na vertente poesia.
Partilhar