Fórum Cultural do Seixal celebra 30 anos
O Fórum Cultural do Seixal celebra este ano 30 anos ao serviço da arte, da cultura, da leitura e do conhecimento e a data é assinalada com várias iniciativas que decorrem ao longo dos dias 24, 25 e 26 de novembro. A entrada é livre.
O programa de aniversário é bastante diversificado, com eventos de música, leitura, cinema, exposições e teatro e ainda um serão de contos, ateliês, sessões de fotografia e uma banca de oferta de livros.
PROGRAMA DE ANIVERSÁRIO
Inaugurado a 26 de novembro de 1993, este equipamento municipal tem feito parte da vida da população do Seixal ao longo de várias gerações e atualmente acolhe um auditório, uma biblioteca e a Galeria de Exposições Augusto Cabrita.
Espaço de animação e lazer, para jogos e brinquedos, oficinas lúdicas e formativas, a Ludoteca foi prevista no projeto inicial. Também a Hora do Conto já tinha um espaço consignado. Com a procura por crianças e jovens surgiram ainda o Espaço Júnior e o Espaço Jovem.
Com cerca de 350 lugares, o cariz intimista e a acústica do auditório continuam a receber elogios de artistas locais, nacionais e estrangeiros que têm reconhecido o privilégio de pisar o seu palco. Um facto referido pelos músicos que fizeram o êxito de edições sucessivas do SeixalJazz, por grupos de teatro e dança, entre outros.
A Galeria de Exposições Augusto Cabrita nasceu com o objetivo de incentivar a criação artística, divulgar trabalhos de artistas locais e promover trocas culturais e artísticas, acolhendo igualmente apresentações de livros e encontros com autores locais e nacionais.
Crucial no nosso desenvolvimento individual e enquanto comunidade, o Fórum Cultural do Seixal assume um entendimento da cultura relacionada aos hábitos, costumes e identidade das gentes do concelho, apoiando a criação artística e definindo espaços e iniciativas onde é partilhada.
Partilhar