Rota Barcos do Tejo
Ao longo dos séculos, navegaram nas águas do estuário do Tejo diversos tipos de embarcações. Fragatas, varinos, faluas, botes de fragata, cangueiros, botes, botes de pinho, barcos de água acima, canoas e catraios foram usados no transporte fluvial de mercadorias e passageiros.
Na Baía do Seixal, braço do Tejo que forma um porto de abrigo natural, também proliferaram estaleiros navais artesanais, pescadores e atividades relacionadas com o rio. Valorizando a história e revivendo memórias, a Câmara Municipal do Seixal adquiriu e preservou duas embarcações tradicionais: o varino «Amoroso» e o bote de fragata «Baía do Seixal».
O varino «Amoroso», construído em 1921, é um dos maiores barcos típicos do Tejo a navegar, enquanto o bote de fragata «Baía do Seixal» é presumivelmente o mais antigo, uma vez que o primeiro registo conhecido da sua construção data de 1895.
As embarcações têm capacidade de navegação, nomeadamente à vela e por artes de marinhagem tradicionais, não obstante estarem equipadas com propulsão a motor.
Estas duas embarcações, outrora utilizadas no transporte de mercadorias entre as margens do estuário do Tejo, são hoje em dia utilizadas em passeios e outros eventos, permitindo aos visitantes uma vista única sobre o Seixal, mas também sobre Lisboa.
Informações
Câmara Municipal do Seixal
212 276 700
Informações embarcações tradicionais
est.nautica.baia.seixal@cm-seixal.pt
Posto de Turismo
212 275 732
posto.municipal.turismo@cm-seixal.pt
Partilhar