Gira Lua – As Faces da Lua/Saúde sobre Rodas

O projeto Gira Lua – As Faces da Lua/Saúde sobre Rodas, desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal do Seixal e o Agrupamento dos Centros de Saúde de Almada e Seixal (ACES), através da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Seixal, procura ir ao encontro das necessidades inscritas no Diagnóstico Social do Concelho do Seixal que dá conta da existência de um número significativo de pessoas infetadas com HIV, toxicodependentes e com diversos problemas sociais que podem estar associados à prática de prostituição.

Este projeto incide numa intervenção técnica junto da população que se entrega às práticas de prostituição, tendo em conta a total ausência deste tipo de apoio no concelho.

Objetivos

• Informar e promover a educação para a saúde, com especial enfoque na área da sexualidade;
  • Prevenir os comportamentos de risco associados à prática da prostituição;
  • Sensibilizar para o uso sistemático do preservativo em todas as relações sexuais, disponibilizando os mesmos, e para o rastreio voluntário de doenças sexualmente transmissíveis e outras patologias;
  • Promover a monitorização do estado de saúde de forma voluntária;
  • Prestar apoio psicossocial;
  • Potenciar a integração e inclusão social deste grupo populacional;
  • Promover o encaminhamento para instituições/consultas especializadas sempre que se justifique (Equipa de Tratamento do Centro de Respostas Integradas da ARSLVT, Segurança Social, Comunidade de Inserção da CRIAR-T, Centro de Emprego, etc.);
  • Promover competências com vista a uma melhor autogestão da saúde e à criação de mudanças nos estilos de vida, conducentes a uma melhor saúde e qualidade de vida.

Câmara Municipal do Seixal
Alameda dos Bombeiros Voluntários 45