Semana Europeia da Mobilidade 2024

Domingo
    Setembro 2024
10.00 h

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) tem como objetivo promover a mobilidade sustentável e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida em ambiente urbano, nomeadamente através da adoção de comportamentos mais ecológicos nas nossas deslocações, privilegiando, por exemplo, a mobilidade ativa e a utilização dos transportes públicos.

O tema deste ano é «Espaço Público Partilhado», um conceito com diversos benefícios sociais, que interpreta o espaço público como um local onde as pessoas, as diferentes formas de deslocação e atividades têm todas um espaço próprio, com mais equidade social, mais segurança rodoviária, menos poluição sonora e atmosférica e uma melhor qualidade de vida.

22 de setembro, domingo

Passeio pedestre no núcleo urbano antigo do Seixal, seguido de passeio em embarcação tradicional do Tejo
Das 10 às 12 horas

Passeios a bordo de embarcação tradicional do Tejo
Das 15 às 16 horas

Mostra de equipamentos e acessórios para bicicletas e trotinetes
Das 15 às 19 horas
Organização: Câmara Municipal do Seixal e comerciantes do concelho
Frente ribeirinha do Seixal, junto ao restaurante Lisboa à Vista

Passeio de bicicleta
Das 16 às 18 horas
Percurso circular com cerca de 15 quilómetros pelo Seixal e Amora (inclui alguns troços em terra batida)
Partida na frente ribeirinha do Seixal, junto ao restaurante Lisboa à Vista
Não é necessária inscrição
Organização: Câmara Municipal do Seixal

Data a definir

Fórum sobre transportes públicos
Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal
Organização: Câmara Municipal do Seixal e Carris Metropolitana

Ano letivo 2024-2025

Concurso de Desenho – Segurança Rodoviária
Iniciativa que conta com a participação de professores e alunos das turmas de 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas do concelho, com o apoio  da Câmara Municipal do Seixal, do Núcleo Escola Segura da Divisão Policial do Seixal e da GNR de Almada.
Ao longo de cada ano letivo os alunos são desafiados a efetuarem desenhos que ilustrem temas como a «Segurança Rodoviária», a «Polícia Escola Segura» entre outros.

Concurso escolar interturmas O Rodinhas
Projeto desenvolvido pela autarquia, em parceria com o Núcleo Escola Segura da Divisão Policial do Seixal e da GNR de Almada, em vigor desde 2004-2005 e que envolve cerca de 850 alunos ao longo de cada ano letivo.
O concurso procura sensibilizar as crianças para a importância da adoção de comportamentos seguros, tomando consciência dos perigos quando circulam na via pública. Desenvolver nas crianças atitudes de vigilância, respeito e cidadania, essenciais na partilha do espaço rodoviário.

Durante a SEM

Divulgação de informação sobre eficiência energética e mobilidade
Redes sociais da autarquia

Pontos de carregamento de veículos elétricos no concelho do Seixal

Face à necessidade de ampliação da rede de pontos de carregamento elétrico, a autarquia tem vindo a proceder à sua instalação gradual, existindo atualmente cerca de 30 pontos espalhados pelo concelho.

Na aplicação Mapa do Concelho é possível conhecer a localização dos postos de carregamento de veículos elétricos pertencentes à rede municipal, através da seleção da camada «rede rodoviária».

Em Electromaps poderá consultar, para além da rede municipal, os postos de carregamento de iniciativa privada.

Vários locais