Seixal Criativo 1.0

Maio 2023
10.00 h

A conferência, que decorre no âmbito do projeto Seixal Criativo, conta com a participação de dois oradores que representam instituições que pretendem apoiar pessoas e projetos que promovem a inovação e a tecnologia: Haydn Rigby, da organização The Spirit of London, e Mariana Santos, fundadora e CEO da organização Chicas Poderosas.

O Seixal Criativo é um projeto pioneiro em Portugal, que se traduz num centro de aprendizagem e experimentação baseado em projetos nas áreas da ciência e tecnologia, com o intuito de apoiar os jovens no desenvolvimento de projetos que os vão ajudar na familiarização com as tecnologias pilares de uma internet em mutação e dotá-los de conhecimentos científicos e tecnológicos de fronteira.

Programa

- Apresentação dos projetos que estão a ser desenvolvidos pelos alunos do Seixal Criativo na Escola de Bits e Átomos

- Apresentação do projeto coletivo do Seixal Criativo
Orador: Edmundo Nobre, coordenador do projeto Seixal Criativo

- The Spirit of London and Seixal Criativo
Orador: Haydn Rigby
Haydn Rigby é curador na The Spirit of London, uma organização sem fins lucrativos que apoia e distingue os jovens do Reino Unido nas áreas das artes, dos media, do desporto e da educação. Todos os anos a instituição realiza uma cerimónia em que são atribuídos prémios aos jovens que se destacam pelo seu empreendedorismo.

- Infografia e o Desporto
Orador: Mariana Santos
Mariana Santos é portuguesa. Fundou a organização sem fins lucrativos Chicas Poderosas, que tem como objetivo aproximar as mulheres jornalistas das novas realidades digitais. Foi editora da infografia nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, trabalhou em várias redações em toda a América Latina e também no jornal The Guadian, em Londres, onde fez um trabalho inovador na equipa de multimédia interativa, usando infografias e gráficos em movimento para tornar a divulgação de dados mais apelativa.

- Conclusão
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal