From My Window

Fevereiro 2024
    Março 2024

Exposição de Carlos Pé-Leve.

A inauguração realizou-se no dia 3 de fevereiro, sábado, às 16 horas.

De 3 de fevereiro a 16 de março

De terça a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas.
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.

Catálogo da exposição – PDF [954 KB]

«A cultura não é uma atividade de
tempos livres; é o que nos torna livres
todo o tempo.»

Luisa Etxenike

Ao comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal do Seixal orgulha-se de, também na área das artes plásticas, ter sido pioneira e ter percorrido caminhos e desbravado campos de modo consistente, coerente, regular e harmonioso, o que tem permitido o desenvolvimento das
artes visuais no concelho, ao fomentar e apoiar o associativismo artístico e os seus agentes; ao incentivar e envolver a comunidade escolar e a população na conceção e fruição das diversas atividades desenvolvidas; ao construir e colocar à disposição da população os mais diversos equipamentos culturais e ao produzir e patrocinar, com regularidade e persistência, um amplo e diversificado conjunto de atividades, formativas e de lazer.

Aqui a cultura não é um mero adereço ao serviço do «mercado» ou privilégio das elites mas um serviço público que assegura o direito de todos ao acesso, à criação e à sua fruição enquanto elemento essencial na formação da consciência da soberania e da identidade nacional, dialogando, de igual para igual, com todos os povos do mundo.

A cultura, com o seu imenso potencial de criação, liberdade, transformação e resistência, tal como a emancipação do trabalho, é parte essencial do património do futuro e é nesses termos que afirmamos que hoje é tempo de protesto e de recusa. Tempo de convocar e mobilizar a inteligência, a criatividade, a liberdade, contra o retrocesso histórico que testemunhamos em todas as áreas da vida social.

Defender a cultura é uma das mais inadiáveis formas de fazer ouvir todas as vozes.

From My Window, é a exposição (e o olhar) que Carlos Pé-Leve, um amigo de longa data, traz até à Galeria de Exposições Augusto Cabrita – Fórum Cultural do Seixal, e que aguarda pela vossa visita.

Paulo Silva
Presidente da Câmara Municipal do Seixal

«Na minha pintura uma das preocupações é a natureza, o ambiente que nos rodeia e o urbanismo inserido nessa natureza, na escultura a figura do nu masculino e feminino é o mais predominante nos meus trabalhos, em pedra, bronze e cerâmica.»

Nasceu em Lisboa em 1956, cursou artes gráficas, na Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde teve como mestres Louro de Almeida e Jorge Esteves, possui também os curso de escultura e cerâmica, feito com o mestre Hans Varela e serigrafia e gravura, na ARCO.

Expõe os seus trabalhos ao público desde os anos 1980, tanto individual como coletivamente, em Portugal e estrangeiro, nomeadamente Espanha, Brasil, Estados Unidos, Itália, Bélgica e Reino Unido e encontra-se representado em todos eles. Do seu currículo fazem parte mais de uma centena de exposições coletivas e perto de meia centena de exposições individuais, realizadas em galerias, museus e espaços culturais. From My Window é a sua primeira exposição de 2024 e decorre na Galeria Municipal Augusto Cabrita – Fórum Cultural do Seixal, no Seixal.

Dá formação em azulejos na Universidade Sénior do Seixal e cerâmica e pintura nos ateliês de Artes Plásticas na Associação ARTES.

Os seus trabalhos ilustram livros e revistas de arte nacionais e estrangeiras e compêndios escolares.

Os seus trabalhos podem ser vistos nas páginas do Facebook, Linkedln, Artelista e Youtube, onde tem um filme de ateliê, (artemente/Carlos Pé-Leve) realizado pela equipa de José Neto. Tem ainda um filme de ateliê com entrevista, nos arquivos da Cinemateca Portuguesa. Realizou trabalhos em arte pública.

Dirigiu duas galerias de arte em Lisboa, a Galeria Trindade, onde desempenhou as funções de diretor artístico, e o Espaço Arte da DGAJ do (Ministério da Justiça), dirigiu-o tecnicamente e artisticamente, durante mais de quinze anos. Faz ainda voluntariado numa instituição com idosos, na área das artes plásticas.

É sócio fundador da Artes, onde já exerceu as funções de pesidente, presidente do concelho técnico e presidente do concelho fiscal.

É membro honorário da Fundación Abello, em Barcelona, e Académico de Mérito em La Academia de Internacional Plattonia de las Letras y Artes de Placencia, Espanha.

No ano de 2011 recebeu a medalha de Mérito Cultural do Município do Seixal. Encontra-se representado em coleções particulares e oficiais em Portugal, nomeadamente no Ministério da Justiça, Fundação Mário Soares, câmaras municipais do Seixal, Barreiro, Guarda, Arruda dos Vinhos, Almada, Setúbal, Vila do Bispo, Lagoa, Lagos, Faial, Portalegre, Ordem dos Enfermeiros, Museu da Guarda, entre outros, em Portugal e no estrangeiro.

Do seu currículo fazem parte alguns prémios e menções honrosas.

Em 2012 lançou um livro, do pensamento e do sonho com o título «25 folhas + uma de Abril caíram», ilustrado por vários artistas.

Carlos Pé-Leve

Telefone 210 976 105