Lançamento da 9.ª Edição do Jornal Interescolar

Maio 2023
15.00 h

Jornal Interescolar é um projeto concretizado por alunos das escolas públicas do concelho.

As crianças e jovens de vários graus de ensino, do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, são responsáveis pela elaboração dos conteúdos do jornal, que reúne textos jornalísticos, nomeadamente entrevistas e reportagens, assim como poemas e trabalhos gráficos, ilustrações, fotografia e fotomontagem, entre outros.

Este ano sob o mote «Eu Participo!», tema central do projeto Plano Educativo Municipal 2022-2023, o Jornal Interescolar contou com a participação de cerca de 147 alunos e 36 professores das seguintes escolas:

• Agrupamento de Escolas João de Barros: Escola Secundária João de Barros e Escola Básica de Corroios
  • Escola Básica Dr. António Augusto Louro
  • Escola Básica Carlos Ribeiro
  • Escola Básica Nun’Álvares
  • Escola Básica Paulo da Gama
  • Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira
  • Escola Secundária de Amora
  • Escola Secundária Dr. José Afonso
  • Escola Secundária Manuel Cargaleiro

Neste lançamento, com transmissão em direto do YouTube do Município do Seixal, é apresentada a 9.ª edição do jornal, assumido como uma ferramenta para a educação e comunicação, estimulando um jornalismo escolar atento à atualidade, criativo e de qualidade, contribuindo para o aprofundamento das relações entre a escola e o meio envolvente.

Jornal Interescolar | Edição n.º 9 | 2022-2023 – PDF [7,58 MB]
O jornal encontra-se também disponível para leitura no ISSUU.

Abertura de exposição com os trabalhos produzidos pelos alunos para o jornal

15.10 horas
Demonstração de vulcanismo pela Escola Secundária Dr. José Afonso – Clube Ciência Viva

Das 15.20 às 17.30 horas
Apresentação: aluna da Escola Básica Dr. António Augusto Louro

• Participações das escolas
  • Leitura de poemas
  • Atuação musical com acordeão
  • Interpretação de canções
  • Conto de história
  • Atuações das bandas da Escola de Secundária de Amora e da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira
  • Desenho ao vivo

Câmara Municipal do Seixal e escolas participantes no projeto.