Cargaleiro, Arte Intemporal

Quinta-feira
    Fevereiro 2024
16.30 h

A exposição revisita a obra mural (cerâmica e tapeçaria) de Manuel Cargaleiro.

A inauguração realizou-se no dia 17 de junho, sábado, às 16.30 horas.

De 17 de junho de 2023 a 29 de fevereiro de 2024

Horário de verão
De junho a setembro, de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 18 horas.

Horário de inverno
De outubro a maio, de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 17 horas.

Encerra aos domingos, feriados e segundas-feiras.

Catálogo da exposição – PDF [7,05 MB]
O catálogo encontra-se também disponível para leitura no ISSUU.

A Câmara Municipal do Seixal, dando testemunho do imenso orgulho que sente pela ligação de Manuel Cargaleiro ao nosso concelho, inaugura mais uma exposição dedicada à sua vida e obra, a que deu o título Cargaleiro, Arte Intemporal

A exposição coloca em destaque a obra mural (cerâmica e tapeçaria) de um dos mais versáteis artistas do nosso país e, também, amplamente reconhecido a nível internacional.

Manuel Cargaleiro é intemporal, pela constância e extensão do seu trabalho multifacetado, e eterno, na luminosidade e otimismo que transmite a quem o contempla.

Sabemos que é apaixonado pela cerâmica desde criança. Nesse contexto, fica para a história a sua colaboração com fábricas de cerâmica centenárias, inicialmente a Fábrica Sant’Anna e, desde 1949,  a Fábrica Viúva Lamego, onde se torna artista residente até aos nossos dias.

O gosto pela tapeçaria começa nos anos 70 de século XX, quando dá início à colaboração com a Manufatura Tapeçarias de Portalegre, fábrica que cria obras de arte originais, a partir dos cartões de artistas nacionais e estrangeiros.

Manuel Cargaleiro tem também uma faceta de colecionador que, além do prazer, lhe proporciona estudo e conhecimento que incorpora nas suas obras e que gosta de partilhar com os seus públicos. Através do Ecomuseu Municipal do Seixal, espaço museológico do nosso concelho, que investiga e transmite vivências e saberes, trouxemos à exposição peças do acervo municipal idênticas às da coleção do artista, mas que têm a particularidade de serem provenientes deste território.

Esta exposição é um convite a fruir a obra do mestre Cargaleiro, singular pela luz, pela cor e pela felicidade e esperança que nos transmite e que encontramos também nas suas palavras. Como diz o artista, o fundamental da sua vida e da sua obra é que tentou «deixar sempre o coração mandar».

Paulo Silva
Presidente da Câmara Municipal do Seixal