Artes no Serrado

Maio 2024
    Junho 2024
17.00 h

«A liberdade não é um estado, mas um processo; só quem sabe é livre. Só a cultura dá liberdade. Não proclamem a liberdade de voar, mas deem asas [...]. A liberdade que deve ser dada ao povo é a cultura».

Miguel de Unamuno

A Câmara Municipal do Seixal celebra os 50 anos do 25 de Abril de 1974 ao cumprir e fazer cumprir o que está inscrito na Constituição da República Portuguesa, Parte I > Título III > Capítulo III, Artigo 78.º (Fruição e criação cultural): «1. Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o património cultural» e entende a cultura, enquanto serviço público, como uma das mais inadiáveis formas de fazer ouvir todas as vozes e um valor fundamental na formação da consciência, da soberania e da identidade com o seu imenso potencial de criação, liberdade, transformação e resistência, e tal como a emancipação do trabalho, é parte essencial do património do futuro.

Ao promover e apoiar a realização do projeto Seixal Cultural, organizado pelo movimento associativo, e a apresentação pública e partilhada das múltiplas atividades desenvolvidas nos mais diversos domínios para «dar voz à cultura local» e tornar visíveis os  projetos culturais que se desenvolvem no nosso concelho, acreditamos que o associativismo e os agentes artísticos são determinantes na formação e na sensibilização da população para as artes, contribuindo de forma crucial para a vertente de qualificação cívica e cultural que é essencial na construção de uma população que se quer ativa, atenta e participativa.

A exposição Artes no Serrado, organizada pela ARTES – Associação Cultural do Seixal, mostra coletiva de artes plásticas, ao ar livre e em espaço público, apresenta trabalhos produzidos por artistas, associados e convidados, que responderam a este desafio com obras em diferentes técnicas e abordagens, traduzindo as diversas sensibilidades que convivem numa mancha mesclada e harmónica, manifestação de liberdade criativa, participação, envolvimento,  transformação e um incentivo à criação, na valorização do seu trabalho e no encontro destes com a comunidade, símbolo do espírito de partilha e de união.

Agradecemos à ARTES – Associação Cultural do Seixal, e aos artistas participantes, o entusiasmo e a sua entrega pessoal, de modo que, mais uma vez, se apresente à população do concelho uma exposição digna e que a todos nos orgulha.

A inauguração realizou-se no dia 18 de maio, sábado, às 17 horas, e contou com a atuação da banda da Sociedade Filarmónica Operária Amorense.

Entrada livre