Amor de Dom Perlimplim com Belisa em Seu Jardim

Junho 2023
    Junho 2023
21.30 h

Espetáculo pela companhia Teatro da Terra.

Classificação etária: M/ 12 anos.
Duração: 70 minutos.

A incompreensão é o motor da vida, da obra e da morte de Lorca.

Artista da tragédia, encontrou na incompreensão mútua dos géneros masculino e feminino o ponto de partida para esta inclassificável trama poética. Ele próprio chega a escrever a propósito de «Amor de Dom Perlimplim...» que se trata de uma obra grotesca, uma farsa que termina em tragédia.

O velho e a jovem sensual, infantil e facilmente manipulável, são antes de mais um jogo de contraste, repetido na relação de Dom Perlimplim com a sua criada, para acentuar a comicidade das cenas iniciais, ampliadas ainda pela reprodução da imagem estereotipada da mãe de Belisa.

Dom Perlimplim, homem de meia idade, abastado, mas inexperiente nos negócios do amor, deixa-se convencer pela sua criada a casar com uma jovem muito mais nova, sua vizinha. Belisa é manipulada pela mãe para alinhar num casamento de conveniência, sem a paixão que cultiva com um correspondente anónimo. A viúva, cuja única preocupação é assegurar a sua estabilidade económica, alicia a filha para um casamento recheado, com a possibilidade de atrair outros homens, augurando a infidelidade da filha.

Dom Perlimplim não acredita no futuro da sua relação com a mulher e, desiludido, dispõe-se a morrer por ela, revelando ser ele o amante anónimo por quem Belisa se apaixonou, para grande infortúnio desta.

Lorca quer o drama no público, não nas personagens, cujos traços característicos são habilmente desconstruídos, para que a nossa perceção se debata com a visão de um mundo à frente do seu tempo, que o poeta projeta.

A montagem do Teatro da Terra transporta para a contemporaneidade os temas universais e intemporais do amor e da traição.

Ficha técnica

Encenação: Maria João Luís | Tradução: Eugénio de Andrade | Com: António Simão, Filipa Leão, Marina Albuquerque, Rita Rocha Silva, Teresa Faria, Teresa Tavares e o músico José Peixoto | Cenografia: José Manuel Castanheira | Composição e direção musical: José Peixoto | Figurinos: Cláudia Ribeiro | Desenho de luz: Pedro Domingos | Assistência de encenação, produção executiva: Diana Especial | Fotografia: Alípio Padilha | Ilustração do cartaz: Joana Villaverde | Operação de luz e som: Lucas Domingos | Construção cenográfica: Bento Correia | Assistência de produção: Filipe Gomes e Sónia Guerra | Direção de produção: Pedro Domingos | Produção: Teatro da Terra 2023.

Bilheteira

- Na Ticketline (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (Ticketline)

Preço
10 euros (público em geral) | 6 euros (jovens até 25 anos, reformados, trabalhadores das autarquias do Seixal, profissionais do espetáculo e para Teatro da Terra, para bilhetes adquiridos na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal)