Semana Europeia da Mobilidade

«Mova-se de forma sustentável. Seja saudável.» é o lema adotado em 2021 pela Semana Europeia da Mobilidade, que decorre todos os anos de 16 a 22 de setembro, com o objetivo de encorajar os municípios europeus a introduzir e a promover os transportes sustentáveis.

«Mova-se de forma sustentável. Seja saudável.»

Este ano, a autarquia e a AMESEIXAL - Agência Municipal de Energia do Seixal assinalam a Semana Europeia da Mobilidade (SEM) recorrendo a suportes digitais de informação e à promoção de algumas iniciativas locais, procurando sensibilizar os cidadãos para a necessidade de alteração de comportamentos que promovam um território menos carbónico.

Programa

Dia 18 de setembro, sábado, das 9.30 às 12.30 horas
Passeio Turístico «Rota da Ecologia e da Faina do Tejo»

Passeio pedestre no Núcleo Urbano Antigo do Seixal com visita ao Parque Urbano do Seixal, Quinta da Fidalga, Oficina de Artes Manuel Cargaleiro e Centro Internacional de Medalha Contemporânea.
Destinatários: Público em Geral
Inscrições online 
Ponto de Encontro no Posto Municipal de Turismo – Seixal

Dia 18 de setembro, sábado, às 16.30 horas
Hora do Conto – Temática da Mobilidade 

Leitura encenada e interativa de uma história subordinada à temática da Mobilidade, com a finalidade de estimular nas crianças o gosto pelo livro e a leitura, assim como explorar os seus conhecimentos sobre o tema.
Destinatários: Crianças dos 4 aos 12 anos (10 participantes no máximo). Sem inscrição prévia, por ordem de chegada.
Informações: 210976100 / biblioteca.seixal@cm-seixal.pt
Biblioteca Municipal/Fórum Cultural do Seixal

Dia 19 de setembro, domingo, das 10 horas às 12 horas
«Pedale Connosco na Área Metropolitana de Lisboa» (Percurso Ciclável AML SUL)

Iniciativa promovida pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), tendo como objetivo a promoção da utilização da bicicleta como veículo alternativo ao automóvel, fomentando a alteração de comportamentos em prol de uma mobilidade sustentável e agregando todos os municípios da margem sul, integrados na Área Metropolitana de Lisboa.
Destinatários: Público em Geral
Inscrições
Informações: portalviva.pt
Saída do Jardim da Água, em Corroios e chegada à Quinta do Conde 

Dia 19 de setembro, domingo, das 14 às 17 horas
Passeio de Barco _ Vamos Mergulhar 

Esta iniciativa irá decorrer a bordo da embarcação bote fragata Baía do Seixal e será dinamizada por uma mergulhadora, que na sua atividade recolhe lixo no fundo do mar. Trata-se de uma ação de sensibilização no âmbito do projeto de voluntariado «Quando +1 é = - 1», cujo tema principal é o lixo marinho e a mudança de comportamentos que é necessária para evitar a poluição do meio aquático. 
Destinatários: Público em Geral (lotação máxima de 25 pessoas)
Inscrições: gssi@cm-seixal.pt  - ESGOTADO - 
Ponto de Encontro: Estação Náutica Baía do Seixal 

Partilhar

Está aqui