Recolha de eletrodomésticos ao domicílio no concelho

01 Jun '23

O Electrão vai recolher grandes eletrodomésticos porta a porta no concelho a partir de 1 de junho. Numa primeira fase, este serviço, totalmente gratuito, vai estar disponível na freguesia de Corroios.

As recolhas podem ser agendadas através do número de telefone: 800 26 23 33 ou da aplicação Eu Participo, em euparticipo.seixal.pt, uma ferramenta onde também pode reportar, de forma simples e em tempo real, as várias ocorrências no espaço público do concelho.

Para solicitar este serviço os munícipes devem ter pelo menos um eletrodoméstico volumoso, como uma máquina de lavar ou um frigorífico, por exemplo, mas na altura da recolha poderão aproveitar para entregar outros pequenos equipamentos elétricos fora de uso, lâmpadas e ainda pilhas usadas.

A equipa de recolha do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos assegurará a movimentação do equipamento desde a casa, arrecadação ou garagem até um veículo de transporte e garantirá o seu correto encaminhamento para reciclagem. As recolhas serão realizadas ao domicílio, nos dias úteis, entre as 10 e as 17 horas.

Além de outras vantagens, este projeto pretende ainda dar resposta ao problema do mercado paralelo associado a este tipo de resíduos. Muitos equipamentos elétricos de grandes dimensões, que são colocados na via pública para que sejam transportados pelos serviços municipais, acabam por ser desviados do circuito oficial antes da chegada da viatura da autarquia. Esta situação é preocupante, tendo em conta que muitos equipamentos usados acabam por não ser descontaminados, com prejuízos para a saúde humana e para o ambiente.

A recolha de equipamentos elétricos volumosos, diretamente em casa dos cidadãos, é um complemento à oferta de locais de deposição disponibilizados pelo Electrão, que pode consultar em www.ondereciclar.pt.