Mostra de trabalhos Eco-Escolas

09 Maio '23

Entre os dias 16 e 27 de maio, pode visitar na Biblioteca Municipal do Seixal, a 8.ª edição da Mostra de Trabalhos Eco-Escolas, na qual estarão patentes os trabalhos realizados pelas escolas do município do Seixal, inscritas no Programa Eco-Escolas, no ano letivo 2022-2023.

Água, resíduos, energias renováveis, mobilidade sustentável, agricultura biológica, biodiversidade e alterações climáticas, são alguns dos temas que inspiraram os trabalhos realizados.

O projeto Eco-Escolas resulta de um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com o objetivo de encorajar e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da educação ambiental e da educação para o desenvolvimento sustentável, fornecendo metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelas escolas.

A Câmara Municipal do Seixal tem apoiado, desde o ano letivo 1998-1999 o referido programa, possuindo um termo de parceria com a ABAE, na implementação e desenvolvimento do Eco-Escolas.

O programa encoraja ações, reconhece e premia o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. Estimula também o hábito de participação, envolvendo ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das ações e motiva para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário. Fornece ainda formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem, divulga boas práticas, fortalece o trabalho em rede a nível nacional e internacional e contribui para os diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, proposta pelas Nações Unidas em 2015.