Dia Internacional da Proteção Civil assinalado com simulacros

-
16 Fev '23

No âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) tem realizado várias ações de sensibilização de preparação e realização de simulacros de evacuação, em estabelecimentos de ensino do concelho.

O Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se anualmente a 1 de março, dado que foi nesta data que entrou em vigor a constituição da Organização Internacional de Proteção Civil. O SMPC está a assinalar a data, desde o início deste mês de fevereiro, com palestras a docentes, não docentes e alunos, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental perante a ocorrência de acidentes graves ou catástrofes.

Estas ações de sensibilização por parte da equipa do SMPC, com o apoio também dos corpos de bombeiros do Seixal e Amora e da PSP, permitem testar os planos de segurança internos, treinar a evacuação de emergência, criar rotinas de comportamento e o aperfeiçoamento dos procedimentos a adotar em caso de acidente ou catástrofe, até à reposição da normalidade.

Os procedimentos de planeamento de coordenação, treinar a primeira intervenção pelas equipas de segurança dos edifícios e a articulação com os bombeiros e a acessibilidade dos veículos de emergência serão ainda testados num ambiente de simulacro de evacuação.

Importa refletir e dialogar em torno dos riscos a que os territórios e as populações estão sujeitos e principalmente sobre o papel que cabe a cada um de nós, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes.

Calendário:

Simulacro de evacuação | Procedimentos
16 de fevereiro
Universidade Sénior do Seixal (UNISSEIXAL)
Destinatários: professores

Dia Internacional da Proteção Civil
1 de março
Simulacro de evacuação
Escola Básica Nun’Álvares
Participantes: SMPC, corpo de bombeiros do Seixal e PSP

Simulacro de evacuação
Universidade Sénior do Seixal (UNISSEIXAL)
Participantes: SMPC e corpo de bombeiros de Amora e PSP

Simulacro de evacuação
6 de março
Escola Básica da Quinta de São João, Arrentela
Participantes: SMPC

Simulacro de evacuação
7 de março
Escola Básica de Arrentela
Participantes: SMPC
 

Todos Somos Proteção Civil!

 

Partilhar

Está aqui