Imagens do Tejo

Junho 2023
    Julho 2023
19.00 h

Exposição de fotografia de Augusto Cabrita.

A inauguração realizou-se no dia 2 de junho, sexta-feira, às 19 horas.

De 2 de junho a 15 de julho

De terça a sexta-feira, das 10 às 20.30 horas.
Sábado, das 14.30 às 20.30 horas.

Catálogo da exposição – PDF [379 KB]
O catálogo encontra-se também disponível para leitura no ISSUU.

«Estas fotografias não foram feitas com a intenção de as mostrar numa exposição de arte fotográfica.
(...) Logo, as perspetivas, os enquadramentos, o ritmo, as «atmosferas», o próprio tratamento das imagens são mais de natureza cinematográfica do que fotográfica.
(...) Quanto ao tema – o Tejo – muito ficou por contar sobre esta fonte inesgotável de motivos que é o nosso magnífico estuário.
(...) Para terminar, tenho a dizer que nesta exposição existem dois “leitmotiv”: uma “Gaivota” que colhi de surpresa numa manhã de neblina no Seixal... e um “Golfinho” do Tejo – que foi esse homem bom e Grande Campeão chamado Baptista Pereira –, mas que continua vivo aqui, ao pé de nós, graças ao milagre da fotografia.»

Augusto Cabrita

Augusto Cabrita, Poeta do Tejo

Augusto Cabrita afirmou um dia: «A fotografia é um olhar natural». E poderia repeti-lo até à exaustão, porque essa sempre foi a verdade do seu trabalho.

Através das suas imagens, fixou e revelou-nos a beleza da paisagem, divulgou recantos do património e evidenciou as características mais subtis das gentes.

Notável poeta da imagem, soube captar como ninguém os matizes e cambiantes de cor e luz dessa paisagem indefinida que o viu nascer e crescer – o Tejo, largo e generoso rio que transporta séculos de história, desde «el corazón de roble de Iberia y de Castilla» até à fértil lezíria ribatejana, alargando-se em seguida numa imensidão de água que anuncia o mar onde, na chamada Outra Banda, se espraia pela terra adentro através de esteiros e sapais, formando uma simbiose extraordinária de terra e de água, de céu e de mar, tão celebrada por pintores, escritores e poetas.

Ficou também presente na memória e coração de muitos.
As suas palavras e atitudes – expressões de afeto, paixão e emoção – foram e continuarão a ser importante referência para todos aqueles que com ele contactaram.
Deixou-nos os seus ensinamentos e a sua obra, que permanecerá para sempre viva nas gaivotas e nas belezas do Tejo, que «... leva mais saudades que água».

No ano do centenário do nascimento do mestre Augusto Cabrita, a Câmara Municipal do Seixal exprime a sua gratidão e homenagem a uma das personalidades mais marcantes da cultura contemporânea portuguesa, pelo conjunto de fotografias ofertadas ao município que constituem esta belíssima exposição.

Imagens do Tejo registam o dinamismo e beleza insuperáveis, as múltiplas facetas desse dom inesgotável da natureza que é o grande rio, a gesta dos seus heróis simbolizada nesse golfinho humano que foi Baptista Pereira e as marcas que uma ocupação humana secular inscreveu tão harmoniosamente nas suas margens.

Paulo Silva
Presidente da Câmara Municipal do Seixal