Alimentação

Uma alimentação saudável, variada, equilibrada e adequada às necessidades individuais é fundamental para prevenir o aparecimento das doenças cardiovasculares. É imperativo estabelecer regras na alimentação para que esta contribua para a promoção da saúde.

A ingestão de cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia é indispensável

É importante comer várias vezes ao dia, realizando cerca de 5 ou 6 refeições. Ao ingerir alimentos a meio da manhã e a meio da tarde evita-se a sensação de muito apetite na refeição seguinte. A ingestão de cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia é igualmente indispensável.

Para uma alimentação saudável e equilibrada deve iniciar-se o dia com um pequeno-almoço constituído por leite, iogurte ou queijo magros ou meio-gordos, acompanhados com pão ou cereais, preferencialmente de mistura ou integrais. A meio da manhã, deve ingerir-se uma refeição ligeira, por exemplo de pão e fruta. O almoço deve incluir sopa no início e o segundo prato deve conter vegetais (metade do prato), leguminosas (feijão, grão, soja, lentilhas, favas), cereais e derivados, tubérculos (massa, arroz, batata), carne, pescado e ovos. A fruta é uma ótima opção para sobremesa. O jantar deve ser semelhante ao almoço, alternando os alimentos. Ao terminar o dia, pode ingerir-se leite ou iogurte.

Alguns conselhos:

- Para temperar e cozinhar opte pelo azeite, mas se preferir óleo ou margarina, deve verificar se suportam bem a temperatura. Os fritos devem ser evitados.
- Diminua o consumo de bolos e doces. Opte sempre pelos caseiros, mas só nos dias de festa. Nas bebidas substitua o açúcar por adoçante.
- Modere a quantidade de sal que utiliza. Para dar aroma aos alimentos use ervas aromáticas e uma pequena quantidade de especiarias.

Partilhar

Está aqui